quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Atividade 01 BLOG




Gestão de Documentos
e Arquivística

Atividade 01 Blog
Disponível em 22-09-11
Data de postagem 29-09-11
Para começo de conversa!!!

Logo que os povos passaram a um estágio de vida social mais organizado, os 
homens compreenderam o valor dos documentos e começaram a reunir, 
conservar e sistematizar os materiais em que fixavam, por escrito, o resultado de 
suas atividades políticas, sociais, econômicas, religiosas e até mesmo de suas vidas 
particulares. 
Surgiram assim os arquivos, destinados não só a guarda dos tesouros culturais da 
época, como também à proteção dos documentos que atestavam a legalidade 
de seus patrimônios, bem como daqueles que contavam a história de sua 
grandeza (Apostila p.8)

Orientações para realizar a atividade.
Leia a unidade 01 da apostila, páginas 07 á 11.  Pesquise outras fontes e responda a questão abaixo.
O que é gestão de documentos  ? 

Importante
a) A sua resposta deve ser fundamentada em um autor ou artigo.
b) Não usar a resposta da página 09.
c) Citar a fonte da pesquisa.
d) Postar seu resposta (cometário) neste BLOG.

Bom trabalho a tod@s!!!


Nilson Francisco da Silva
Tutor e-tec Brasil

12 comentários:

  1. A gestão documental ou gestão de documentos é um ramo do arquivo documental responsável pela administração de documentos nas fases corrente e intermediária (primeira e segunda idade), para um posterior arquivamento permanente ou até a eliminaçao destes documentos
    Em termos informáticos, a Gestão Documental é uma solução de arquivo, organização e consulta de documentos em formato electrónico onde existe toda a informação de natureza documental trocada entre os utilizadores da aplicação
    Fonte: Wikipédia

    Aluna: Mônica M. da Silva

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  2. A gestão de documentos é o controle planificado e sistemático de normas, métodos e procedimentos que regem a criação, manutenção, utilização, prazos de conservação, eficiência na criação e avaliação dos documentos gerados pelas atividades de um órgão público ou privado.

    Fonte:https://sistemas.usp/proteos/manual/index.html

    Mirian Coimbra

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  3. A Gestão de Documentos é o conjunto de procedimentos técnicos e operacionais referentes
    às atividades de produção, tramitação, classificação, avaliação e arquivamento dos
    documentos nas fases corrente e intermediária, visando sua eliminação ou recolhimento à
    guarda permanente.

    OBJETIVOS

    Organizar, de modo eficiente, a produção, administração, gerenciamento, manutenção e
    destinação dos documentos.
    Formalizar a eliminação de documentos que tenham cumprido seu prazo de
    arquivamento.
    Garantir o uso adequado de meios de reprografia e outras técnicas de gerenciamento
    eletrônico de documentos. 9
    Assegurar o acesso a informação quando e onde se fizer necessária ao governo e aos
    cidadãos.
    Garantir a preservação e o acesso aos documentos de caráter permanente, reconhecidos
    por seu valor para pesquisa histórica ou científica.


    http://www.arquivopublico.pr.gov.br/arquivos/File/pdf/gestao.pdf

    Thabata Alves Leite

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  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

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  5. egundo Bernardes (org) “a implantação de um programa de gestão documental garante aos órgãos públicos e empresas privadas o controle sobre as informações que produzem ou recebem, uma significativa economia de recursos com a redução da massa documental ao mínimo essencial, a otimização e racionalização dos espaços físicos de guarda de documentos e agilidade na recuperação das informações.”, sendo assim, a gestão de documentos mais do que guardar arquivos reserva fundamental importância ao bom desempenho das atividades sociais, já que com esses dados armazenados podemos retomar informações, tirar dúvidas e “assegurar o pleno exercício de cidadania” e “racionalizar a produção de documentos.”
    Ieda Pimenta Bernardes (Coordenação)Gestão Documental Aplicada / Ieda Pimenta Bernardes, Hilda Delatorre São Paulo: Arquivo Público do Estado de São Paulo, 2008. 54 p.
    Angelita Marcondes

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  6. É um ramo do arquivo documental responsável pela administração de documentos nas fases corrente e intermediária (primeira e segunda idade).Podemos entender "o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação uso, avaliação e arquivamento, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente." (Lei 8159/91, art. 3º) e ela é aplicada tanto para documentos em suporte tradicional (papel) quanto para os documentos originalmente eletrônicos, ou seja, aqueles que nascem em meios eletrônicos, por exemplo E.mail.
    Lindalia Lopes Ramos.

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  7. Segundo Scott (2001) A gestão de documentos arquivísticos é um procedimento fundamental na vida de uma empresa pública ou privada. Para tomar decisões, recuperar a informação e preservar a memória institucional é preciso estabelecer um conjunto de práticas que garanta a organização e preservação dos arquivos. Este artigo aborda os principais aspectos, teóricos e práticos, que devem ser levados em consideração na implantação da gestão de documentos e os desafios que as instituições brasileiras, públicas ou privadas, ainda precisam enfrentar para gerenciar e
    preservar seus acervos documentais.

    Fonte: www.periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/download/287/5486

    Valquiria da Silva Theodoro Tomazeli

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  8. É um ramo do arquivo documental responsável pela administração de documentos nas fases corrente e intermediária (primeira e segunda idade).Podemos entender "o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente." (Lei 8159/91, art. 3º) e ela é aplicada tanto para documentos em suporte tradicional (papel) quanto para os documentos originalmente eletrônicos, ou seja, aqueles que nascem em meios eletrônicos como, por exemplo, um e-mail.
    Lindalia Lopes Ramos.
    fonte Wikipédia

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  9. Gestão de documentos é a preservação especial de documentos produzidos e recebidos no exercício de atividades por órgãos públicos e entidades privadas em suas funções administrativas , legislativas e judiciárias.Os procedimentos e operações responsáveis pela tramitação . uso , avaliação e arquivamento, também pode ser considerado gestão de documentos .

    http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=100&sid=52
    solange lopes

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  10. A gestão de documentos arquivísticos é um procedimento fundamental na vida de uma pública ou privada seja pessoa Jurídica ou fisica.
    Para tomar decisões, recuperar a informação e preservar a memória institucional é preciso estabelecer um conjunto de práticas que garanta a organização e preservação dos arquivos que podem ser classificados em: Públicos (federal, estadual, municipal);
    Institucionais (escolas, igrejas sociedades, clubes, associações);
    Comerciais (empresas, corporações, companhias) ; e
    Pessoais (fotos de família, cartas, originais de trabalhos etc)

    Tudo é história, todos os registros, vestígios, marcas deixadas pela humanidade servem para orientar, provar, comprovar, informar, refletir sobre determinada coisa ou fato.
    Tal abrangência de características físicas e simbólicas dos documentos, alguns mantidos no seu próprio local de produção (como as montanhas, solos e edificações), outros reunidos em ambientes diversos do lugar onde foram produzidos como os museus, bibliotecas e arquivos, levou à construção de referenciais teóricos e práticos de organização e preservação.
    Aluna Liane de Souza Gonçalves - turma B - Dourados
    Fonte: http://www.arquivar.com.br/espaco_profissional/sala_leitura

    Cynthia Roncaglio, Mestre
    Doutoranda em Meio Ambiente e Desenvolvimento – UFPR
    Décio Roberto Szvarça, Mestre
    Silvana de Fátima Bojanoski, Especialista
    Consultores do Centro de Integração e Tecnologia do Paraná - CITPAR

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  11. Olá pessoal!!! Atividade ok

    Nilson Francisco

    Tutor e-tec brasil

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  12. A gestão de documentos é uma operação arquivística, "o processo de reduzir seletivamente a proporções manipuláveis a massa de documentos, que é característica da civilização moderna, de forma a conservar permanentemente os que têm um valor cultural futuro, sem menosprezar a integridade substantiva da massa documental para efeitos de pesquisa.
    Fonte:Halane do Nascimento Cezar
    Gessika Chaves

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