terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Estudos Independentes Atividade 03 BLOG

1) ESCREVA A DIFERENÇA ENTRE PESQUISA QUALITATIVA X  PESQUISA QUANTITATIVA.
RESPOSTA COM EMBASAMENTO TEÓRICO.
CITE A FONTE PESQUISADA.
Disponível em 03-01-12
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15 comentários:

  1. GESSIKA CHAVES TIAGO

    As pesquisas qualitativas são exploratórias, ou seja estimulam os entrevistados a pensarem livremente sobre algum tema, objeto ou conceito. Elas fazem emergir aspectos subjetivos e atingem motivações não explícitas, ou mesmo conscientes, de maneira espontânea. São usadas quando se busca percepções e entendimento sobre a natureza geral de uma questão, abrindo espaço para a interpretação. Parte de questionamentos como: “Qual conceito novo de produto deveria ser criado em uma determinada categoria?”e “Qual é o melhor posicionamento de comunicação para esse produto?”, por exemplo.
    As pesquisas quantitativas são mais adequadas para apurar opiniões e atitudes explícitas e conscientes dos entrevistados, pois utilizam instrumentos estruturados (questionários). Devem ser representativas de um determinado universo de modo que seus dados possam ser generalizados e projetados para aquele universo. Seu objetivo é mensurar e permitir o teste de hipóteses, já que os resultados são mais concretos e, conseqüentemente, menos passíveis de erros de interpretação. Em muitos casos geram índices que podem ser comparados ao longo do tempo, permitindo traçar um histórico da informação.


    Referências
    Site:http://www.ibope.com.br/calandraWeb/BDarquivos/sobre_pesquisas/tipos_pesquisa.html. Acesso em 5 de janeiro de 2012.

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  2. Cursista: Elis Regina dos Santos Viegas

    Günther (2006, p.203) aponta que, uma distinção mais acentuada entre a pesquisa qualitativa e a pesquisa quantitativa diz respeito à interação dinâmica entre o pesquisador e o objeto de estudo. No caso da pesquisa quantitativa, dificilmente se escuta o participante após a coleta de dados. Uma inclusão de acontecimentos e conhecimentos cotidianos na interpretação de dados depende, no caso da pesquisa quantitativa, da audiência e do meio de divulgação. Ao mesmo tempo em que um nível maior de abstração pode impedir a inclusão do cotidiano, qualquer passo na direção de uma aplicação de resultados necessariamente inclui o dia a dia. O mesmo se aplica para a questão do contexto. A reflexão contínua, obviamente, não é específica da pesquisa qualitativa; deve acontecer em qualquer pesquisa científica.

    Disponível em: Acesso em 05 de jan 2012, 17:34h.

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  3. ANGELITA MARCONDES ANNES


    1) ESCREVA A DIFERENÇA ENTRE PESQUISA QUALITATIVA X PESQUISA QUANTITATIVA.
    RESPOSTA COM EMBASAMENTO TEÓRICO.
    CITE A FONTE PESQUISADA.
    Disponível em 03-01-12
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    valor 2,0

    As pesquisas qualitativas são exploratórias, ou seja estimulam os entrevistados a pensarem livremente sobre algum tema, objeto ou conceito. Elas fazem emergir aspectos subjetivos e atingem motivações não explícitas, ou mesmo conscientes, de maneira espontânea. São usadas quando se busca percepções e entendimento sobre a natureza geral de uma questão, abrindo espaço para a interpretação. Parte de questionamentos como: “Qual conceito novo de produto deveria ser criado em uma determinada categoria?”e “Qual é o melhor posicionamento de comunicação para esse produto?”, por exemplo.
    Já as pesquisas quantitativas são mais adequadas para apurar opiniões e atitudes explícitas e conscientes dos entrevistados, pois utilizam instrumentos estruturados (questionários). Devem ser representativas de um determinado universo de modo que seus dados possam ser generalizados e projetados para aquele universo. Seu objetivo é mensurar e permitir o teste de hipóteses, já que os resultados são mais concretos e, conseqüentemente, menos passíveis de erros de interpretação. Em muitos casos geram índices que podem ser comparados ao longo do tempo, permitindo traçar um histórico da informação.
    FONTE: http://www.ibope.com.br/calandraWeb/BDarquivos/sobre_pesquisas/tipos_pesquisa.html

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  4. Marizete de lima

    De acordo com a matéria publicada a pesquisa qualitativa é uma pesquisa onde as pessoas podem pensar livremente , ou seja é uma pesquisa onde conta-se daquilo que se sabe dependendo de sua cultura costumes, aquilo que aprendemos na vida e no meio onde estamos inseridos.
    Já a pesquisa quantitativas são aquelas que apuram opiniões buscando ter dados reais permitindo uma análise estatística.
    As pesquisas qualitativas são exploratórias, ou seja, estimulam os entrevistados a pensarem livremente sobre algum tema, objeto ou conceito. Elas fazem emergir aspectos subjetivos e atingem motivações não explícitas, ou mesmo conscientes, de maneira espontânea. São usadas quando se busca percepções e entendimento sobre a natureza geral de uma questão, abrindo espaço para a interpretação. Parte de questionamentos como: "Qual conceito novo de produto deveria ser criado em uma determinada categoria?" e "Qual é o melhor posicionamento de comunicação para esse produto?", por exemplo.
    Já as pesquisas quantitativas são mais adequadas para apurar opiniões e atitudes explícitas e conscientes dos entrevistados, pois utilizam instrumentos estruturados (questionários). Devem ser representativas de um determinado universo de modo que seus dados possam ser generalizados e projetados para aquele universo. Seu objetivo é mensurar e permitir o teste de hipóteses, já que os resultados são mais concretos e, conseqüentemente, menos passíveis de erros de interpretação. Em muitos casos geram índices que podem ser comparados ao longo do tempo, permitindo traçar um histórico da informação. as pesquisas do tipo quantitativo, a amostra pode ser desenhada caso a caso ou fixa.


    http://www.ibope.com.br/calandraWeb/servlet/CalandraRedirect?temp=6&proj=PortalIBOPE&pub=T&db=caldb&comp=duvidas_frequentes_leitura&nivel=D%FAvidas%20Freq%FCentes%5CGrupo%20IBOPE&docid=0B9FEDF5F499810883256F95006507F1

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  6. Liane de Souza Gonçalves Dourados - MS


    Diferenças entre pesquisas qualitativas e quantitativas
    As Pesquisas Quantitativas e Qualitativas oferecem perspectivas diferentes, mas não necessariamente pólos opostos. De fato, elementos de ambas as abordagens podem ser usados conjuntamente em estudos mistos, para fornecer mais informações do que poderia se obter utilizando um dos métodos isoladamente.
    Quantitativa
    Objetivo
    Hard Science
    Testa a Teoria
    Uma realidade: o foco é conciso e limitado
    Redução, controle, precisão
    Mensuração
    Mecanicista: partes são iguais ao todo
    Possibilita análises estatísticas
    Os elementos básicos da análise são os números
    O pesquisador mantém distância do processo
    Sujeitos
    Independe do contexto
    Teste de hipóteses
    O raciocínio é lógico e dedutivo
    Estabelece relações, causas
    Busca generalizações
    Preocupa-se com as quantidades
    Utiliza instrumentos especifícos


    Qualitativa
    Subjetivo
    Soft Science
    Desenvolve a Teoria
    Múltiplas realidades: o foco é complexo e amplo
    Descoberta, descrição, compreensão, interpretação partilhada
    Interpretação
    Organicista: o todo é mais do que as partes
    Possibilita narrativas ricas, interpretações individuais
    Os elementos básicos da análise são palavras e idéias
    O pesquisador participa do processo
    Participantes
    Depende do contexto
    Gera idéias e questões para pesquisa
    O raciocínio é dialético e indutivo
    Descreve os significados, descobertas
    Busca particularidades
    Preocupa-se com a qualidade das informações e respostas
    Utiliza a comunicação e observação

    Fonte:http://www.ead.unicamp.br/trabalho_pesquisa/qualixquanti.htm

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  7. Valquiria da Silva Theodoro Tomazeli

    Pesquisas Qualitativas
    As pesquisas qualitativas são exploratórias, ou seja, estimulam os entrevistados a pensarem livremente sobre algum tema, objeto ou conceito. Elas tem como objetivo forçar o surgimento de aspectos subjetivos e atingem motivações não explícitas, ou mesmo conscientes, de maneira espontânea. São usadas quando se busca percepções e entendimento sobre a natureza geral de uma questão, abrindo espaço para a interpretação

    Pesquisas Quantitativas
    As pesquisas quantitativas têm como objetivo descobrir quantas pessoas de uma determinada população compartilham uma característica ou um grupo de características. Ela é especialmente projetada para gerar medidas precisas e confiáveis que permitam uma análise estatística. Uma análise quantitativa apresenta os dados em percentuais. As pesquisas quantitativas são bastante utilizadas durante as eleições, onde a partir de uma amostragem da população é possível quantificar as preferencias do eleitorado.

    http://www.sempretops.com/interessante/pesquisa-qualitativa-e-quantitativa/

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  8. Nome: Stela Ramos Felix polo: Dourados turma B

    As pesquisas qualitativas têm caráter exploratório: estimulam os entrevistados a pensar e falar livremente sobre algum tema, objeto ou conceito. Elas fazem emergir aspectos subjetivos, atingem motivações não explícitas, ou mesmo não conscientes, de forma espontânea.
    As pesquisas quantitativas são mais adequadas para apurar opiniões e atitudes explícitas e conscientes dos entrevistados, pois utilizam instrumentos padronizados (questionários). São utilizadas quando se sabe exatamente o que deve ser perguntado para atingir os objetivos da pesquisa.




    Pesquisa Qualitativa. http://www.pesquisaquantitativa.com.br/pesquisa-quantitativa.htm

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  9. Aluna: Simone Aparecida Martins Vilharga


    Pesquisa Qualitativa- é uma pesquisa indutiva, onde induz o pesquisador a desenvolver conceitos, ideias e entendimentos a partir dos dados encontrados, ao invés de coletar dados para comprovar teorias, etc.
    Pesquisa Quantitativa – é adequada para apurar opiniões e atitudes, pois utiliza instrumentos de pesquisas estruturadas, pesquisas mais concretas.
    Fonte:pt.scribd.com/doc/Pesquisa-qualitativa-e-quantitativa

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  10. PESQUISA QUALITATIVA
    As pesquisas qualitativas são exploratórias, ou seja, estimulam os entrevistados a pensarem livremente sobre algum tema, objeto ou conceito. Elas tem como objetivo forçar o surgimento de aspectos subjetivos e atingem motivações não explícitas, ou mesmo conscientes, de maneira espontânea. São usadas quando se busca percepções e entendimento sobre a natureza geral de uma questão, abrindo espaço para a interpretação, trabalha com dados que não podem ou não têm como serem medidos, como por exemplo, crenças, valores atitudes, situações. Parte de questionamentos como:Qual conceito novo de produto deveria ser criado em uma determinada categoria? E Qual é o melhor posicionamento de comunicação para esse produto? Por exemplo.
    PESQUISA QUANTITATIVA
    Já as pesquisas quantitativas são mais adequadas para apurar opiniões e atitudes explícitas e conscientes dos entrevistados, pois utilizam dados que exigem cálculos, estatísticas, (questionários). Devem ser representativas de um determinado universo de modo que seus dados possam ser generalizados e projetados para aquele universo. Tem como objetivo descobrir quantas pessoas de uma determinada população compartilha uma característica ou um grupo de características. Ela é especialmente projetada para gerar medidas precisas e confiáveis que permitam uma análise estatística. Uma análise quantitativa apresenta os dados em percentuais. As pesquisas quantitativas são bastante utilizadas durante as eleições, onde a partir de uma amostragem da população é possível quantificar as preferências do eleitorado. Em muitos casos geram índices que podem ser comparados ao longo do tempo, permitindo traçar um histórico da informação.
    Fontes- BR ansewers Yahoo.com
    WWW.ibope.com.br
    WWW.sempretops.com

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  11. DIFERENÇA ENTRE PESQUISA QUALITATIVA PESQUISA QUANTITATIVA.

    Segundo Araújo e Oliveira, a pesquisa quantitativa adota a fenomenologia como base científica para moldar a compreensão da pesquisa e responder suas perguntas. Analisa pequenas amostras não necessariamente representativas da população, procurando entender as coisas ao invés de mensurá-las. Trabalha com dados que não têm como serem medidos. É o caso das crenças, dos valores, das atitudes. É uma pesquisa essencialmente de campo.

    Já a pesquisa qualitativa, é aquela voltada para a mensuração de segmentos do mercado e das informações qualitativas preexistentes ou levantadas pela quantitativa. Segundo Malhotra, ela procura quantificar os dados e aplicar alguma forma de análise estatística. Utiliza-se de dados que necessitam de cálculos e estatísticas.

    Fonte de pesquisa:
    http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20061218052722AA7mpk A

    http://www.anpcont.com.br/site/docs/congressoI/03/EPC079.pdf

    Mirian Coimbra

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  12. LINDALIA LOPES RAMOS – TURMA B
    PESQUISA QUALITATIVA
    As pesquisas qualitativas são exploratórias, ou seja, estimulam os entrevistados a pensarem livremente sobre algum tema, objeto ou conceito. Elas tem como objetivo forçar o surgimento de aspectos subjetivos e atingem motivações não explícitas, ou mesmo conscientes, de maneira espontânea. São usadas quando se busca percepções e entendimento sobre a natureza geral de uma questão, abrindo espaço para a interpretação, trabalha com dados que não podem ou não têm como serem medidos, como por exemplo, crenças, valores atitudes, situações. Parte de questionamentos como:Qual conceito novo de produto deveria ser criado em uma determinada categoria? E Qual é o melhor posicionamento de comunicação para esse produto? Por exemplo.
    PESQUISA QUANTITATIVA
    Já as pesquisas quantitativas são mais adequadas para apurar opiniões e atitudes explícitas e conscientes dos entrevistados, pois utilizam dados que exigem cálculos, estatísticas, (questionários). Devem ser representativas de um determinado universo de modo que seus dados possam ser generalizados e projetados para aquele universo. Tem como objetivo descobrir quantas pessoas de uma determinada população compartilha uma característica ou um grupo de características. Ela é especialmente projetada para gerar medidas precisas e confiáveis que permitam uma análise estatística. Uma análise quantitativa apresenta os dados em percentuais. As pesquisas quantitativas são bastante utilizadas durante as eleições, onde a partir de uma amostragem da população é possível quantificar as preferências do eleitorado. Em muitos casos geram índices que podem ser comparados ao longo do tempo, permitindo traçar um histórico da informação.
    Fontes- BR ansewers Yahoo.com
    WWW.ibope.com.br
    WWW.sempretops.com

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  13. Elisângela dos Santos Barros Mendes


    A abordagem qualitativa, conforme explica Chizzotti (2006), procura extrair significados viáveis e latentes de situação caracterizada por uma partilha densa com pessoas, fatos e locais que constituem objetos de pesquisa, exigindo interpretações e tradução zelosa em texto escrito.
    A pesquisa qualitativa, segundo Bogdan e Biklen (1982) citados por Lüdke e André (1986, p. 13), “[...] envolve a obtenção de dados descritivos, [...] no contato direto do pesquisador com a situação estudada, enfatiza mais o processo do que o produto e se preocupa em retratar a perspectiva dos participantes”.

    Pesquisas quantitativas são mais adequadas para apurar opiniões e atitudes explícitas e conscientes dos entrevistados, pois utilizam instrumentos estruturados (questionários). Devem ser representativas de um determinado universo de modo que seus dados possam ser generalizados e projetados para aquele universo. Seu objetivo é mensurar e permitir o teste de hipóteses, já que os resultados são mais concretos e, conseqüentemente, menos passíveis de erros de interpretação. Em muitos casos geram índices que podem ser comparados ao longo do tempo, permitindo traçar um histórico da informação.

    Referências:
    CHIZZOTTI, A. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. Petrópolis: Vozes, 2006.
    LÜDKE, Hermengarda; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. 99p.
    Disponivel em:
    http://www.ibope.com.br/calandraWeb/BDarquivos/sobre_pesquisas/tipos_pesquisa.html
    Acesso 08/01/2012 as 23:10hs

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  14. a pesquisa qualitativa trabalha com dados que não podem ou não têm como serem medidos, como por exemplo, crenças, valores, atitudes, situações. Vc quer pesquisar, por exemplo, como está a qualidade da água dos rios em sua região;

    a pesquisa quantitativa é a que utiliza dados que exigem cálculos, estatísticas, etc. Por exemplo, a pesquisa eleitoral é quantitativa, porque o resultado é em números, em percentual;

    SOLANGE LOPES
    TURMA B
    DOURADOS

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  15. Pesquisa Quantitativa- é um método de pesquisa social que utiliza como instrumento as técnicas estatisticas, não há preocupaão em projetar resultados para a população. O número de entrevistados geralmente é pequeno, e normalmnente
    as informações são coletadas por meio de um roteiro, as opiniões dos participantes são gravadas e posteriormente analizadas.

    Pesquisa Quantitativa- exige um número maior de entrevisatados para garantir maior precisão nos resultados, que serão projetados para a populção representada. As informações também são colhidas através de um questionario estruturadas comperguntas claras e objetivas.

    Referências: pesquisasqualitativashtt:/www.pesquisaquantitativa.com.br


    ALMI FRANCISCA
    TURMA:B
    DOURADOS MS

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